9 livros sobre minimalismo para entender tudo sobre essa filosofia de vida [Ranking dos melhores]
De forma resumida, o minimalismo é um estilo de vida que visa a simplificação da existência humana. Ele busca a redução de processos complicados, bem como a otimização de espaços e elementos do cotidiano, para proporcionar uma vida mais leve, com mais tempo e saúde.
O conceito virou uma tendência há pouco tempo e existem uma série de desdobramentos e mitos sobre o assunto. Se você tem interesse em começar a adotar esse estilo de vida ou tem curiosidade sobre o assunto, é interessante ser bons livros sobre minimalismo.
Para lhe ajudar nessa missão, fizemos uma lista com 9 prestigiados livros sobre o estilo de vida minimalista. Confira!
Índice
1. Menos é mais: Um guia minimalista para organizar e simplificar sua vida
“E se eu lhe dissesse que ter menos coisas pode fazer de você uma pessoa mais feliz?”.
Essa é a primeira frase do livro menos é mais, da Francine Jay. A obra se tornou best-seller nos Estados Unidos e se destaca por ser um guia divertido e leve.
A autora mostra os benefícios de viver com menos consumo e como isso pode influenciar positivamente a rotina de todos os moradores da casa. O exemplar ainda conta com 10 passos para acabar com a bagunça da casa, trazendo dicas práticas para que os leitores consigam aplicar as técnicas em cada um dos cômodos.
Uma vez que a vida doméstica afeta profundamente todas as nossas experiências, a obra aborda mais do que apenas a organização dos espaços, tratando de toda a filosofia do estilo de vida minimalista. Neste sentido, a autora convida seus leitores a uma vida com mais significado e menos engessada em padrões sociais que não condizem com nossas vontades e personalidades.
2. A casa minimalista: guia prático para uma vida livre de excessos materiais e com novo propósito
A casa minimalista é um dos livros sobre minimalismo de Joshua Becker — escritor americano que já vendeu diversas obras sobre o assunto. Becker acredita que o excesso de coisas atrapalha a experiência das pessoas dentro de suas próprias casas e provoca uma grande insatisfação. O estresse e a desorganização interferem em todos os âmbitos da vida, em um ciclo vicioso.
Por isso, o minimalismo neste livro de Joshua se mostra como uma alternativa não somente aos excessos materiais, mas também de todas as superficialidades que obstruem o caminho para uma vida mais leve e satisfatória. Assim, em “A casa minimalista”, Becker dá dicas práticas de como ter menos coisas em casa, ganhar mais espaço, organização e tempo para aproveitar o que realmente importa.
O livro percorre, então, todos os ambientes da sua casa analisando a utilidade dos espaços e dos elementos que os compõem. Além de dicas para eliminar os excessos e deixar a casa mais agradável, o autor apresenta algumas ideias para os leitores reavaliarem seus espaços — e consequentemente suas vidas.
Se você deseja saber mais sobre o minimalismo do livro de Joshua, não deixe de adquiri-lo.
3. Minimalismo 2.0: Como simplificar sua vida no século XXI (e diminuir seu impacto no meio ambiente)
O Minimalismo 2.0 é um livro escrito por Izzy Müller, que trata sobre conceitos importantes desse estilo de vida e suas consequências para as pessoas e para o mundo. A obra traz dicas para adotar o hábito de usar apenas o essencial e simplificar todas as áreas da vida.
A obra consiste em uma introdução ao estilo de vida minimalista e convida os leitores a refletir sobre o minimalismo em suas várias frentes. A autora procura sempre trazer à luz os impactos que o consumismo desenfreado provoca no meio ambiente, como a emissão de gases, a poluição das águas e a diminuição dos recursos naturais.
Segundo a autora, além de melhorar a sua vida pessoal, o minimalismo também reduz o impacto da sua existência no meio ambiente. Ela também fala sobre como o consumo consciente pode beneficiar a suas finanças e saúde.
4. Essencialismo: A disciplinada busca por menos
Será que o minimalismo é a solução para ter uma vida mais produtiva e leve? O livro Essencialismo, escrito por Greg McKeown, é um dos principais livros sobre minimalismo da atualidade. Ele se mostra como um guia para tornar as pessoas mais eficientes e com mais tempo livre.
O essencialismo é um conceito que visa identificar o que é essencial e eliminar o resto, para focar os esforços no que realmente importa e ter melhores resultados. O livro fala sobre como equilibrar a vida profissional e pessoal — evitando desperdícios de tempo e se dedicando ao que é relevante.
Para aproximar o tema do leitor, a obra traz várias situações cotidianas em que falhamos em reduzir os excessos. Com a visualização de alguns dos nossos vícios comportamentais, temos mais consciência das questões que afetam nosso desempenho de forma negativa e nos afastam de nossas metas. Sem essas distrações promovidas pelo consumismo desenfreado, nos aproximamos de quem realmente queremos ser.
5. A mágica da arrumação
A mágica da arrumação é um dos livros da Marie Kondo, uma especialista em organização pessoal japonesa, mas que ganhou destaque no mundo inteiro pelo seu trabalho. A sua estratégia principal é considerar o sentimento que a pessoa tem em relação ao objeto para decidir se ele ainda é útil ou não.
Afinal de contas, qual é o motivo de guardar objetos inúteis e que não trazem nada positivo para a sua vida? A autora já vendeu mais de 5 milhões de livros e ajuda os leitores a organizarem as suas casas de forma simples e inteligente.
No livro, a autora apresenta aos leitores os passos para colocar em prática seu método de organização, o KonMari. “A Mágica da Arrumação” também deixa claro que cada um deve criar os seus próprios parâmetros para organizar sua vida com base em suas necessidades e sentimentos.
6. Minimalismo: Viva Uma Vida Significativa
Mais do que dicas de como ser minimalista, Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus apresentam suas próprias jornadas rumo ao minimalismo. Assim, a partir das experiências dos autores, esse é um dos livros sobre minimalismo que oferece fórmulas para uma vida mais significativa em que há apreço pelo essencial.
O método de Fields e Nicodemus pressupõe uma análise profunda para nosso interior no intuito de encontrar nossas âncoras, isto é, o que nos prende a uma vida infeliz e sem significado. Após se desprender dessas coisas, o próximo passo é descobrir o que se faz necessário para ter uma vida significativa.
Nesse sentido, os autores trazem alguns valores que devem servir como guia para a jornada à vida minimalista, em que se preza o essencial.
Você pode adquirir o livro Minimalismo, de Joshua e Ryan, em PDF ou no formato físico na Amazon. Para isso, basta clicar aqui.
7. Pequenas Atitudes, Grandes Mudanças
Você tem passado muito tempo procrastinando e seus projetos pessoais ou profissionais já não andam pra frente? Bem, talvez seja hora de passar um tempo com Caroline L. Arnold. A autora também passava por esse problema, até adotar o sistema de microrresoluções. O método propõe que, ao invés de olharmos para o macro, a ação desenvolvida a partir do micro é mais eficaz para conquistar grandes mudanças sem muito estresse.
O intuito do livro, portanto, é justamente ensinar os leitores a transformar seus objetivos amplos e de longo prazo em microrresoluções. Estas são um compromisso mais fácil de ser mensurado, administrado e mantido, gerando resultados imediatos. Quem está em busca de maior produtividade, inclusive, esse é um livro perfeito.
Para tornar sua transição para uma vida mais leve, a autora ainda compartilha alguns exemplos práticos de pessoas que adotaram o método das microrresoluções por diferentes razões. Assim, o livro abrange questões como dieta e nutrição, organização e planejamento, finanças e relacionamentos.
Você pode adquirir a obra clicando aqui.
8. Detox das Compras
Muitas pessoas decidem aderir ao minimalismo como uma forma de reduzir o consumo por impulso. Afinal, comprar compulsivamente pode nos deixar cheios de dívidas e, como consequência, nos distanciar das nossas metas de vida.
Em “Detox das Compras”, a autora Carol Sandler mostra como o consumo exagerado prejudica nossas finanças, nosso bem-estar e o meio ambiente. A partir disso, ela apresenta um guia prático de como se livrar dos maus hábitos de consumo e economizar dinheiro para realizar seus sonhos.
Sandler ainda demonstra com detalhes o “Desafio 6 Meses Sem Compras”, propondo um futuro diferente para você, longe do consumismo e dos problemas que ele gera. Para adquirir o livro, clique aqui.
9. O Movimento Slow
Não poderia faltar uma obra do jornalista canadense Carl Honoré, o primeiro a aplicar a filosofia “slow” em diferentes esferas da vida humana. Esse, sem dúvidas, é um dos melhores livros sobre minimalismo.
Em “Movimento Slow”, o autor desafia a tendência de valorização da velocidade, defendendo a qualidade em detrimento da quantidade em todas as atividades.
Para Honoré, o movimento slow não significa executar todas as tarefas em ritmo lento, mas sim encontrar o equilíbrio entre a rapidez e a lentidão. Assim, devemos encontrar a velocidade ideal para cada situação, que corresponde a um ritmo que nos permite aproveitar o tempo ao invés de contá-lo.
Essa filosofia de vida compreende tanto o ritmo produtivo quanto os hábitos de consumo, sendo uma maneira de viver de forma mais saudável em um mundo que caminha em velocidade frenética.
Gostou das opções? Todos os livros sobre minimalismo que citamos estão disponíveis na Amazon e podem ser adquiridos por um preço bem acessível.
Você conhece ou já leu algum livro da nossa lista? Deixe a sua opinião nos comentários!
Assine a Queima Diária com 10% de Desconto Todos os Meses
Você não precisa pagar um preço absurdo em uma academia e, mesmo assim, não ter suporte algum. Emagreça e fique em forma com os melhores professores do Brasil.
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários